GUERRA NA UCRÂNIA

Brasileiro presidente dos Jogos Paralímpicos repreende a Rússia em cerimônia

O representante do comitê quebrou o protocolo da abertura dos jogos para pedir paz, entendimento e inclusão

Karolini Bandeira*
postado em 04/03/2022 15:00 / atualizado em 04/03/2022 15:06
 (crédito: Foto: Comitê Paralímpico Internacional)
(crédito: Foto: Comitê Paralímpico Internacional)

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, quebrou o protocolo na cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim nesta sexta-feira (4/3) ao repudiar a invasão russa na Ucrânia.

No discurso, Parsons disse estar horrorizado com a invasão. "Nesta noite, quero começar com uma mensagem de paz. Como líder de uma organização que tem a inclusão em seu cerne, na qual a diversidade é celebrada e as diferenças, abraçadas, estou horrorizado com o que está acontecendo no mundo neste momento. O século 21 é tempo de diálogo e diplomacia, não de guerra e ódio", disse.

O evento contou com a presença do presidente chinês Xi Jinping, além dos atletas. O representante do comitê paralímpico convidou as autoridades mundiais a se juntarem, "como os atletas fazem, para promover a paz, o entendimento e a inclusão”.

O Comitê Olímpico Internacional vem reafirmando, ao longo dos últimos anos, a proibição de protestos e manifestações políticas nos eventos das Olimpíadas. Desta vez, o próprio chefe da organização quebrou a regra. Ainda durante a solenidade, a delegação ucraniana foi uma das mais aplaudidas pelos presentes no estádio.

A Paralimpíada de Pequim reunirá cerca de 600 atletas de 46 países até 13 de março, último dia de jogos. O Brasil será representado por seis atletas.

Russos vetados

O Comitê Paralímpico Internacional anunciou nesta quinta (3/3) a exclusão dos atletas que representavam a Rússia e Belarus da Paralimpíada de Inverno. O veto é apenas uma das várias restrições globais à Rússia em resposta ao ataque na Ucrânia.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação