Após tropas russas tomarem a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse que o país não tem planos para restaurar o seu arsenal nuclear. Além disso, o político disse que a Rússia trabalha para espalhar desinformação.
Dmytro usou o twitter para acusar o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, de espalhar desinformações.
Russian FM Lavrov spreads disinfo by falsely alleging Ukraine wants to restore its nuclear arsenal. Once again: This is a cynical, blatant lie by Russia who itself fires at nuclear facilities in Ukraine. Safe zones must be established around them to prevent disaster in Europe.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 4, 2022
Conflito
Nesta sexa-feira (4/3), tropas russas tomaram a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, gerando pavor de um novo risco nuclear. Durante o bombardeio, um prédio de treinamento no complexo pegou fogo durante combate, fazendo soar um sinal de alerta global sobre o risco de um acidente nuclear. A usina é a maior da Europa.
Na manhã de hoje, o ministro também participou da reunião de Negócios Estrangeiros dos Estados-membros da OTAN, quando pediu que os países pressionem a Rússia pelo fim do conflito.
"Não deixe Putin transformar a Ucrânia numa Síria. Estamos prontos para a guerra. Continuamos a lutar. Mas precisamos da ajuda de parceiros sob a forma de ações decisivas e prontas", disse.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.