Desde a invasão da Russia à Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, parte da população russa se posicionou contra o ataque ao outro país. Segundo OVD-INFO, organização russa independente que monitora abusos políticos, mais de 7,5 mil pessoas foram presas por participarem de protestos não autorizados pelo governo russo, entre elas Elena Osipova, de 78 anos.
A famous survivor of the Siege of Leningrad, Elena Osipova, participated in the protest in Saint-Petersburg against the Russian invasion in Ukraine. Met with the applauses of the protesters, she was arrested by the Russian police soon afterward. The history of 1941 repeats itself pic.twitter.com/bNU9qFha2d
— (@leee_zah) March 2, 2022
Elena carregava dois cartazes, um pedindo a paz e o outro pedindo a destruição das armas nucleares, uma vez que o chanceler russo, Serguei Lavrov, afirmou na quarta-feira (2/3) que, se houver uma 3ª Guerra Mundial, ela será nuclear. Segundo o jornal El Pais, a ativista foi levada por pelo menos sete policiais de choque da polícia russa e, enquanto era forçada a caminhar e entrar no camburão, não soltou os cartazes.
A pintora e ativista é uma sobrevivente do Cerco a Leningrado, uma ação militar na direção à cidade de Leningrado, na então União Soviética, pelas tropas nazistas que durou de setembro de 1941 a janeiro de 1944. Uma das obras mais conhecidas de Elena é um painel de grafitti, que dedicou a uma amiga que perdeu toda a família durante o cerco.
.
— (@Wild_SPb) February 27, 2022
: "" pic.twitter.com/8HSyJvs2bh
Este não é o primeiro protesto que Elena faz contra a invasão russa em solo ucraniano. No dia 27 de fevereiro, a artista levou três cartazes para uma avenida de São Petersburgo: um exibia uma lápide com o perfil do presidente russo Vladimir Putin com corvos nos ombros e a frase “a múmia da guerra leva a Rússia à destruição e à loucura". Outro cartaz mostrava uma mulher entregando armas a jovens vendados em um cemitério. Elena também segurou um terceiro cartaz com os dizeres “Soldado! Largue a arma e você será um verdadeiro herói para o país!”.
Saiba Mais
- Mundo Ucrânia é mais importante que título, diz campeão de boxe que se alistou para combater russos
- Mundo Líderes de direita discutem a paz em segunda reunião entre Rússia e Ucrânia
- Mundo Começa nova rodada de negociação por um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia
- Mundo Lula pede solução pacífica para guerra na Ucrânia em evento no México
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.