O presidente francês, Emmanuel Macron, voltou a conversar, nesta quinta-feira (3), com seu homólogo russo, Vladimir Putin, e depois com o ucraniano Volodymyr Zelensky - informou a Presidência francesa.
A conversa com Putin durou uma hora e meia, segundo o Palácio do Eliseu. Foi a terceira entre os dois líderes desde o início da invasão da Ucrânia por parte do Exército russo, em 24 de fevereiro.
Essa conversa aconteceu "a pedido do presidente Putin", disse o primeiro-ministro francês, Jean Castex, mais tarde, à televisão TF1.
"A situação no terreno é muito desfavorável", avaliou, acrescentando que "parece que Vladimir Putin se mantém em suas posições, em sua vontade de desmilitarizar da Ucrânia, de rendição da Ucrânia. E isso certamente não é aceitável".
A conversa entre Macron e Putin foi anunciada ao vivo pela manhã pelo ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, em entrevista coletiva online.
Veja como foram as conversas:
Saiba Mais
- Mundo AIEA pede o fim das 'ações' contra usinas nucleares na Ucrânia
- Mundo Presidente francês anuncia hoje candidatura à reeleição
- Mundo Toyota e Volkswagen suspendem suas operações na Rússia
- Mundo Bombardeios russos e fuga de ucranianos marcam cenário antes de novas negociações
- Mundo TV pública russa é retirada do ar no Reino Unido
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.