Rússia X Ucrânia

Banco Mundial anuncia suspensão dos programas de ajuda em Belarus e Rússia

Medida de suspensão imediata se deu em resposta a invasão da Rússia à Ucrânia

Agence France-Presse
postado em 02/03/2022 22:02 / atualizado em 02/03/2022 22:02
 (crédito:  Getty Images)
(crédito: Getty Images)

 O Banco Mundial anunciou nesta quarta-feira a suspensão imediata de todos os seus programas de ajuda na Rússia e em Belarus, em resposta à invasão à Ucrânia.

"Após a invasão à Ucrânia e as hostilidades contra o povo ucraniano, o grupo do Banco Mundial interrompeu todos os seus programas na Rússia e em Belarus, com efeito imediato", anunciou a instituição.

Em Belarus, o Banco Mundial estava envolvido em 11 projetos, que totalizavam US$ 1,15 bilhão, enquanto na Rússia tinha quatro projetos, que somavam US$ 370 milhões, de acordo com seu site.

A instituição ressaltou no documento que não havia aprovado "nenhum novo empréstimo ou investimento na Rússia desde 2014", quando ocorreu a anexação russa da Crimeia. "Tampouco há novos empréstimos aprovados em favor de Belarus desde meados de 2020", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação