Em meio à guerra ucraniana, um ato de coragem de uma idosa está chamando a atenção da internet. Uma suposta foto tirada no Metrô de Moscou, capital russa, na manhã da última segunda-feira (28/2), mostra uma senhora vestindo roupas azul e amarela – as cores da bandeira da Ucrânia.
O registro está circulando nas redes sociais e internautas de diversos países comentam a atitude da mulher como um “ato de bravura” e um “protesto silencioso”. Colunista da Folha de S. Paulo, Claudia Costin publicou a imagem no Twitter e a publicação deu o que falar, já que não há a confirmação de que o registro foi feito durante o atual conflito entre Rússia e Ucrânia.
Uma mulher no metrô em Moscou. Às vezes resistência é o que você se aventura a usar em público. pic.twitter.com/xV5D0gKCRj
— Claudia Costin (@ClaudiaCostin) March 2, 2022
O governo russo é conhecido internacionalmente por ter uma postura dura quando o assunto é manifestação. Na última semana, mais de 900 pessoas foram detidas em protestos anti-guerra no país. Em um comunicado, o Comitê de Investigação da Rússia alertou os civis sobre as implicações legais para quem participar de protestos não autorizados. “Ao responder aos apelos provocativos, deve-se estar ciente das consequências jurídicas negativas dessas ações na forma de persecução, até a responsabilidade criminal.”
Sétimo dia de conflito
Já são sete dias de ataque russo na Ucrânia. O governo da Rússia anunciou a tomada de Kharkiv, cidade ucraniana ao leste do país. De acordo com assessor do governo ucraniano, uma nova rodada de negociações entre as duas nações foi confirmada para esta quarta-feira (2/3).
Além de Kharkiv, a cidade de Kherson, ao sul ucraniano, também está sendo alvo de ataques de militares russos hoje. Segundo o governo ucraniano, civis morreram.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.