A população civil da Ucrânia levantou uma barricada para impedir a entrada das tropas russas na cidade de Enerhodar, no sul do país, nesta quarta-feira (2/3). A cidade abriga a usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa e uma das maiores do mundo.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram milhares de pessoas bloqueando a estrada, até caminhões participam da barricada.
Enerhodar, Ukraine Nuclear plant workers block access to Russian forces
— jp (@yzjps) March 2, 2022
Dmytro Orlov, mayor of Enerhodar, said “Residents that the Zaporizhzhia Nuclear Power Plant is under reliable protection, that its workers and residents of Enerhodar are under Ukrainian flags.”
??????? pic.twitter.com/d9G61zbbhP
People gathered around and are "ready to defend their city" Enerhodar, Zaporizhzhia oblast Ukraine pic.twitter.com/SSQM3IagSG https://t.co/SSQM3IagSG https://t.co/0ZbU45eKcH
— Thomas Mutschler (@ThomasMutschler) March 2, 2022
O prefeito de Enerhodar, Dmytro Orlov, informou, pelas redes sociais, que a usina está segura. "Informamos que a Usina Nuclear de Zaporizhzhia e a cidade estão sob proteção confiável. Os moradores não vão deixá-los entrar na cidade nem um pouco", afirmou.
À AFP, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que as tropas russas estão se aproximando da usina, mas que os seis reatores da central de Zaporizhia estão seguros. "Um acidente poderia ter consequências graves na saúde pública e no meio ambiente", disse o diretor geral da agência, Rafael Grossi.
A Ucrânia tem quatro centrais nucleares ativas, que fornecem cerca da metade da eletricidade consumida pelo país, e vários depósitos de resíduos radioativos, como o de Chernobyl, onde ocorreu a pior acidente nuclear da história, em 1986.
Saiba Mais
- Mundo VÍDEO: tempestade com vento e granizo causa danos no Paraguai
- Mundo Crianças entram em clubes de strip virtuais com app do Metaverso, revela investigação da BBC
- Mundo Bombardeio russo em Kiev atinge área próxima a local simbólico de massacre nazista
- Mundo Australianos fogem de inundações que deixaram 13 mortos
- Mundo Invasão da Ucrânia: o humorista que está viajando 8 mil km para lutar na guerra
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.