Bruxelas, Bélgica - Em discurso no Parlamento Europeu, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, pediu à União Europeia (UE), nesta terça-feira (1º), que prove que está com os ucranianos, diante à ampla ofensiva militar lançada pela Rússia contra seu país.
"A Europa será mais forte com a Ucrânia nela. Sem vocês, a Ucrânia estará sozinha. Provamos nossa força (...) Por isso, provem que estão do nosso lado, provem que não vão nos abandonar", declarou Zelensky em uma participação por videoconferência no Parlamento Europeu.
O presidente ucraniano espera que a UE aceite a adesão imediata de seu país ao bloco.
Os líderes do Parlamento e de outras instituições europeias estão prontos para conceder à Ucrânia o "status" de país "candidato" à adesão, mas uma filiação plena se antecipa como algo mais difícil de se aprovar.
A União Europeia está sob forte pressão para conceder proteção à Ucrânia. Tradicionalmente, porém, o processo de adesão ao bloco implica vários anos, em alguns casos quase uma década, de negociações e reformas internas.
Na segunda-feira, Zelensky assinou o pedido formal de adesão da Ucrânia à UE, mediante um "procedimento especial". No mesmo dia, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, admitiu que uma adesão imediata da Ucrânia gera "diferentes opiniões".
Macedônia do Norte, Sérvia, Montenegro e Albânia aguardam, pacientemente, para serem aceitos na UE. A Turquia é candidata desde o final da década de 1980, negociações estas praticamente congeladas desde 2016.
Saiba Mais
- Mundo Defesa de Kiev é 'prioridade', diz Zelensky, que fala em 'crime de guerra' em Kharkiv
- Mundo Vídeo: Rússia ataca Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia
- Mundo "A luz vencerá a escuridão", diz presidente da Ucrânia em discurso
- Mundo Chefe da OTAN acusa Putin de 'destruir' paz na Europa
- Mundo Guerra na Ucrânia: como os russos já estão sentindo as sanções econômicas impostas ao país
- Mundo Ataque russo a Kharkiv, na Ucrânia, deixa ao menos 10 mortos
- Mundo 'É cedo para avaliar', diz Kremlin sobre negociações com Ucrânia
- Mundo Pai mata três filhos e comete suicídio em igreja nos EUA
- Mundo Destino da Europa está em jogo na Ucrânia, segundo presidente da União Europeia
- Mundo ONU pede US$ 1,7 bilhão em ajuda emergencial por guerra na Ucrânia
- Mundo Elizabeth II retoma atividades após contrair covid-19
- Mundo Rússia afirma que vai atacar Kiev e pede que moradores deixem a capital
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.