As equipes de socorristas ucranianas afirmaram que pelo menos 10 pessoas morreram no bombardeio russo desta terça-feira (01/03), no centro da cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, próxima da fronteira com a Rússia.
"Pelo menos dez pessoas morreram, mais de 20 ficaram feridas. Socorristas e voluntários resgataram 10 pessoas dos escombros, segundo um balanço preliminar", disse o serviço ucraniano de situações de emergência
O ataque aconteceu no sexto dia de conflito no leste europeu. O principal alvo da Rússia foi um prédio do governo regional de Kharkiv, na Ucrânia. Um vídeo mostra uma grande bola de fogo que envolve carros que estavam no local.
A explosão aconteceu às 8h no horário local (3h em Brasília). O toque de recolher havia terminado duas horas antes, de acordo com o Ministério do Interior da Rússia.
Ainda não se sabe se houve mortos ou feridos por causa da explosão do prédio.
Logo após o bombardeio,Volodymyr Zelensky, prsidente da Ucrânia, publicou um vídeo afirmando que os ataques são terrorismo de Estado e pediu para que a comunidade internacional reconheça isso.
"O objetivo do terror é nos quebrar, é quebrar a nossa resistência '', afirmou. O presidente ainda disse que as cidades de Kiev e Kharkiv, as maiores do país, são os principais alvos da Rússia.
Em seguida, Zelensky discursou no Parlamento Europeu, agradecendo o apoio da União Europeia, reafirmando o sofrimento da Ucrânia e pedindo a adesão urgente de seu país à comunidade europeia.
O Parlamento Europeu se reuniu hoje para uma sessão extraordinária para votar uma resolução que condena a invasão russa. Os eurodeputados vão também debater a adesão da Ucrânia à União Europeia, um pedido feito formalmente na segunda-feira (28/2).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.