Conflito

Chefe da OTAN acusa Putin de 'destruir' paz na Europa

"O ataque russo é completamente inaceitável e foi facilitado por Belarus", completou Stoltenberg.

Agência France-Presse
postado em 01/03/2022 09:32
 (crédito: Kenzo Tribouillard / AFP)
(crédito: Kenzo Tribouillard / AFP)

Lako, Eslovênia - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, acusou o presidente Vladimir Putin, nesta terça-feira (1), de ter "destruído" a paz na Europa.

"O presidente Putin destruiu a paz na Europa, e os aliados condenam a brutal e injustificada contra a Ucrânia", declarou Stoltenberg em entrevista coletiva durante uma visita à base aérea de Lask, no centro da Polônia, acompanhado do presidente polonês, Andrzej Duda.

"O ataque russo é completamente inaceitável e foi facilitado por Belarus", completou Stoltenberg.

"Nosso compromisso com o Artigo 5, nossa cláusula de defesa recíproca (segundo a qual um ataque a um país-membro é considerado um ataque contra todos os membros da OTAN) é forte. Protegeremos cada centímetro do território da OTAN", acrescentou.

Ele destacou que a OTAN "não busca entrar em conflito com a Rússia" e, por isso, não enviará militares nem aviões para a Ucrânia. Ao mesmo tempo, voltou a insistir em que Moscou deve "se retirar imediatamente" do país vizinho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação