Comunicado oficial do governo dos Estados Unidos recomendou, nesta segunda (28/2), que cidadãos do país deixem a Rússia imediatamente. Advertência é uma reiteração de nota publicada no domingo, quando o Departamento de Estado havia recomendado que os americanos ‘considerassem’ deixar o país de Vladmir Putin.
Neste novo informativo, o governo dos EUA lembrou que as opões de voos comerciais diminuem conforme as sanções contra Moscou se expandem. União Europeia, Reino Unido, Canadá são alguns dos estados que já fecharam o espaço aéreo para quem vem da Rússia.
A nota também leva em conta que o próprio corpo diplomático dos EUA foi dispensado de seguir em território russo, desde que seja parte da equipe não essencial. “A capacidade do governo americano de oferecer serviços de rotina, ou de emergência, a cidadãos americanos na Rússia é extremamente limitada”, ressalta o Departamento de Estado, que também alerta para o risco de "perseguição" por parte das autoridades russas de cidadãos americanos.
Com informações da AFP.