A ideia de uma guerra nuclear é "inconcebível", disse à AFP o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, neste domingo (27), depois que o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que havia colocado em alerta sua força de dissuasão nuclear.
"A mera ideia de um conflito nuclear é simplesmente inconcebível", declarou o porta-voz, ao ser questionado sobre uma reação do secretário-geral da ONU, António Guterres, às declarações do presidente russo.
"Ordeno ao ministro da Defesa e ao chefe do Estado-Maior que coloquem as forças de dissuasão do Exército russo em alerta especial de combate", disse Putin em uma reunião televisionada com seus chefes militares no quarto dia da invasão russa à Ucrânia.
Vários países condenaram as declarações de Putin. Os Estados Unidos denunciaram uma escalada "inaceitável" e a Otan os chamou de "irresponsáveis".
Especialistas acreditam que a Rússia faz esse tipo de declaração para "impressionar" o adversário e asseguram que as armas nucleares não serão usadas, mas alguns deles também acreditavam que a Rússia nunca invadiria a Ucrânia em grande escala.