O presidente russo, Vladimir Putin, acusou a Ucrânia de não aproveitar "a oportunidade" de conversações. "A delegação russa encontra-se na cidade bielorrussa de Gomel e está pronta para negociar com os representantes de Kiev. Estes, mostrando incoerência, não aproveitaram esta oportunidade até agora", declarou Putin durante uma chamada telefônica com o primeiro-ministro isrealita, Naftali Bennett, segundo um comunicado do Kremlim, neste domingo (27/2).
O governo russo ignora a resposta positiva à negociação do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que num primeiro momento descartou que ocorra na Bielorrússia, de onde saíram tropas de Putin que invadiram o país pelo norte. Apesar disso, o ucraniano informou que entrou em contato com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko .
Agências internacionais indicam que a tentativa de acordo entre Rússia e Ucrânia estão marcadas para o fim da tarde na cidade de fronteira, Gomel, ou na capital Bielorrussa, Minsk. Nem Putin, nem Zelensky participarão do encontro.
*Correspondente especial em Portugal