Em meio à ofensiva da Rússia ao território da Ucrânia, o site do Kremlin, endereço eletrônico oficial do presidente Vladimir Putin, bem como o do Conselho de Segurança da Rússia, ficaram fora do ar no início da tarde deste sábado (26/02).
A indisponibilidade da página oficial do Kremlin é resultado de uma série de ataques cibernéticos feitos aos endereços do governo russo e da mídia estatal, o site da câmara baixa Duma e do Ministério de Defesa da Rússia também ficaram fora do ar.
O ataque hacker foi confirmado pelo observatório NetBlocks, que monitora a liberdade de acesso à internet. De acordo com os repórteres Joe Tidy e James Clayton, da BBC News, a Rússia por sua vez, bloqueou o Twitter e ameaçou fazer o mesmo com o Facebook após um confronto por "censura".
Ainda de acordo com a NoteBlocks, até o momento, o Facebook e o Instagram parecem estar funcionando normalmente. O perfil oficial de suporte do Twitter explica que a companhia tem conhecimento do bloqueio e que "vai continuar trabalhando para manter o serviço seguro e acessível".