Conflito

EUA e UE decidem bloquear bens de presidente e chanceler russos

A decisão faz parte de um pacote de sanções para tentar forçar Putin a impedir a invasão total do país vizinho e desencadear uma guerra em toda a Europa.

A União Europeia (UE) decidiu congelar bens europeus do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e de seu ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov. A informação foi dada na tarde da última sexta-feira (25/2). A Casa Branca afirmou que os Estados Unidos vão impor sanções aos dois.

A decisão faz parte de um pacote de sanções para tentar forçar Putin a impedir a invasão total do país vizinho e desencadear uma guerra em toda a  Europa.

Até então as medidas divulgadas pela União Europeia atingem apenas pessoas do círculo próximo de Putin, bancos e instituições financeiras. Jpa foram anunciados dois pacotes de sanções e não é descartado um terceiro.

"O mais importante é que Putin e Lavrov, responsáveis por esta situação, sejam severamente punidos pela UE", declarou a ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, ao chegar à reunião em Bruxelas. "Vamos atingir o governo de Putin onde deveria ser atingido: não apenas o plano econômico e financeiro, mas no centro do poder."

 

As sanções de ontem também terão como alvo as elites russas e dificultarão as viagens de diplomatas, mas os líderes da UE optaram por não restringir as importações de energia ou cortar a Rússia do Swift - a Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais. 

Com informações do O Estado de S. Paulo.