O embaixador do Brasil em Kiev, Norton Rapesta, garantiu, nesta quinta-feira (24/2), que irá retirar os jogadores brasileiros que estão em um hotel na capital da Ucrânia em segurança.
"Nós vamos evacuar os brasileiros. Jogadores de futebol. Todo mundo", disse à BBC Brasil sem dar detalhes de como isso deve ocorrer.
A declaração do embaixador ocorre após os jogadores publicarem apelos nas redes sociais pedindo ajuda do governo brasileiro para deixarem o país.
Os 12 atletas dos times ucranianos Shakhtar Donetsk, Dínamo e Rukh Vynnyky estão confinados em um hotel em Kiev com suas famílias."Todos os amigos e familiares, a situação é grave e estamos presos em Kiev esperando uma solução para sair! Estamos dentro de um hotel. Orem por nós!", escreveu o atacante Junior Moraes.
O jogador Talles Brener de Paula disse não tem como eles deixaram o país porque o espaço aéreo foi fechado. "A nossa solução é ir para a Polônia, que fica há seis horas de distância de carro. Estamos preparando algumas coisas, porque não dá para sair e ir para a Polônia de vez sem saber como fica nossa situação. Aqui está mais tranquilo do que em Kiev, eu imagino. Compramos os mantimentos e vamos esperar. Eu não tenho carro aqui, então, teria que correr atrás para alugar um ou pegar um com o clube", disse.