Durante um voo que saia de Doha, no Qatar, e se dirigia para Casablanca, no Marrocos, um homem, que não teve identidade revelada, tentou abrir a comporta do avião enquanto a aeronave estava a mais de 12 mil metros de altura. O passageiro foi detido por comissários de bordo e também por um lutador de jiu-jitsu.
Os relatos do momento indicam que foi o lutador quem conseguiu imobilizar o homem que, logo em seguida, foi algemado a um assento até a aterrissagem no Aeroporto Mohammed V.
As informações da imprensa internacional indicam que, após o desembarque, o homem foi abordado por autoridades de segurança do aeroporto e não deu indícios do motivo que o fez tentar abrir a porta de emergência.
Casos recentes
Uma confusão dentro de um avião da American Airlines causou a imobilização de um dos passageiros, no dia 13 de fevereiro. O homem de 50 anos, identificado como Juan Remberto Rivas, tentou abrir uma das portas da aeronave enquanto o voo seguia curso e foi impedido por uma das comissárias de bordo.
Segundo relatos, Juan apresentava comportamento indisciplinado e ameaçador e tentou arrombar a porta da cabine de comando. Em seguida, ele teria forçado a porta dianteira da aeronave e foi detido por uma das comissárias de bordo com uma cafeteira. Depois disso, outros passageiros contiveram Juan, entre eles, um policial.
O avião saiu de Los Angeles e tinha destino à capital dos Estados Unidos, Washington, mas precisou fazer pouso em Kansas City para que a situação fosse controlada.
Em nota a companhia chegou a explicar a situação: “"Devido a um passageiro indisciplinado que exibiu um comportamento errático, acabou sendo dominado por nossa tripulação com a ajuda de outros passageiros.
O voo pousou com segurança no Aeroporto Internacional de Kansas City".