A Fifa confirmou nesta segunda-feira (28/2) a exclusão da seleção russa da Copa do Mundo de 2022. A Rússia disputaria em março contra a Polônia uma vaga no torneio, disputado no Catar em novembro.
O banimento vale também para a seleção feminina e clubes de futebol russos que disputariam campeonatos internacionais ao longo da temporada. A medida foi seguida pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), entidade responsável pelos torneios europeus.
A notícia chega apenas um dia depois que as federações foram criticadas publicamente por ter uma postura considerada branda com a Rússia depois da invasão da Ucrânia. “Não estamos interessados em participar desse jogo de aparições. Nossa postura permanece intacta: a Seleção Polonesa NÃO JOGARÁ com a Rússia, não importa qual seja o nome da equipe”, disse o presidente da federação polonesa de futebol no Twitter.
A suspensão vale “até novo aviso”, segundo comunicado publicado em conjunto por UEFA e FIFA. “Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa novamente ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, diz o comunicado.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.