Paris, França | A Fifa está em "conversas avançadas" para suspender a seleção russa das competições internacionais, incluindo a Copa do Mundo de futebol, em reação à invasão da Ucrânia - disse uma fonte próxima ao caso à AFP, nesta segunda-feira (28).
Conforme esta fonte, a Fifa trabalha com a Uefa para tomar esta decisão, que excluiria a Rússia do Mundial do Catar-2022, programado para acontecer de 21 de novembro a 18 de dezembro, "a menos que a situação melhore".
Os russos devem disputar uma partida de repescagem contra a Polônia, em 24 de março, para este Mundial. Os poloneses repetiram em diversas ocasiões que se recusarão a jogar, mesmo em terreno neutro.
A Rússia se encontraria desportivamente isolada com esta decisão, sobretudo se a Uefa confirmar a suspensão em escala continental, algo que deverá acontecer nesta segunda-feira segundo a agência alemã SID, subsidiária da AFP.
Isso resultaria na exclusão da seleção feminina russa da Eurocopa, em julho, na Inglaterra, onde teria que enfrentar Holanda, Suécia e Suíça durante a fase de grupos.
A decisão da Uefa também afetaria o Spartak Moscou, emparelhado nas oitavas de final da Liga Europa com o RB Leipzig.
No domingo, a Fifa anunciou uma primeira rodada de sanções, forçando a Rússia a jogar sob o nome de "Federação Russa de Futebol", banindo a bandeira e o hino russos de seus eventos e impôs que a seleção russa dispute os jogos em que tem mando de campo fora de seu território.
Saiba Mais
- Mundo Rússia proíbe residentes de transferirem divisas para exterior
- Mundo Putin exige reconhecimento da Crimeia e 'desnazificação' da Ucrânia
- Mundo UE anuncia reforço em ajuda militar à Ucrânia e prevê altas em preços de energia
- Mundo Jogador brasileiro consegue fugir da Ucrânia: ‘Nem parece que é verdade’
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.