Na manhã desta segunda-feira (28/2), várias centenas de ucranianos se reuniram em frente à Câmara Municipal de Berdyansk, ocupada pelos russos, para protestarem. De acordo com o conselheiro do Ministério do Interior, Anton Herashchenko, os ucranianos começaram por cantar o hino, em seguida, começou a cantar-se "Berdyansk é a Ucrânia! Russos, vão se f...".
Herashchenko relata que, tal como é visível no vídeo partilhado no Facebook do conselheiro, alguns dos soldados russos entraram de seguida num carro militar e abandonaram o local.
Segundo a agência russa Interfex, citada pela Reuters, os russos tomaram Berdyansk e Enerhodar, ambas na região de Zaporizhzhya, onde está localizada uma das maiores centrais nucleares da Europa.
A Ucrânia, no entanto, nega que a central nuclear tenha caído nas mãos dos russos (ao contrário do que aconteceu em Chernobyl).
????Ucranianos saem às ruas para protestar contra forças de ocupação russas que capturaram Berdyansk pic.twitter.com/rRkxdcYWSY
— Modo Militar (@ModoMilitar) February 28, 2022
????#ukrayna
— Aykan (@KirikAy2012) February 28, 2022
The Russian military left the square in front of the #Berdyansk City Council to the screams of local residents. #Ukraine pic.twitter.com/50rXlRTXAe
Saiba Mais
- Mundo Por que guerra na Ucrânia é um grande desafio para China
- Mundo Para alto representante da UE, referendo em Belarus foi orquestrado
- Mundo Ucrânia afirma que já são mais de 4,5 mil soldados russos abatidos
- Mundo Vídeo: homem chora ao desabafar sobre irmão proibido de deixar a Ucrânia
- Mundo Acidente entre dois ônibus deixa 30 mortos e 50 feridos no Chade
- Mundo Suíça se une aos países da União Europeia no cerco financeiro a Rússia
- Mundo Reino Unido afirma que sanções buscam 'derrubar Putin'
- Mundo COI retira Ordem Olímpica do presidente Putin
- Mundo Estados Unidos recomendam saída imediata de americanos da Rússia
- Mundo ONU: temos que adotar medidas coletivas contra ameaças à paz
- Mundo Vladimir Putin perde cinturão negro honorífico da World Taekwondo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.