Um homem viralizou nas redes sociais ao relatar uma tentativa frustrada de resgatar o irmão, a cunhada e o sobrinho, na fronteira entre Polônia e Ucrânia. No vídeo, o rapaz se emociona ao revelar que o irmão faz 25 anos naquela noite e, por causa da idade, foi impedido de sair da Ucrânia com a família.
“Em vez de festejar, mantém-no ali. Ele não é militar, nunca fez treinos, nunca segurou uma arma, não entende nada de tática, é apenas um jovem normal, que quer viver uma vida normal com o filho”, desabafa.
Por causa do conflito com a Rússia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou na quinta-feira (24/2), uma ordem geral de “mobilização militar geral” no país para tentar realizar uma ofensiva contra a invasão russa, que começou na madrugada do dia 24/02. Entre as instruções, existe a ordem de que homens de 18 a 60 anos não devem deixar o país.
“Em particular, é proibido que homens de 18 a 60 anos, cidadãos ucranianos, deixem as fronteiras da Ucrânia”, disse o comunicado. Esta proibição valerá até o fim do regime da lei marcial no país.
Emocionado, o rapaz conta que mora na Polônia há dez anos e viajou durante nove horas para chegar à fronteira com a Ucrânia para buscar os familiares. No entanto, por causa da lei marcial, o irmão dele não pode deixar o país.
Ele faz ainda um apelo às autoridades e aos EUA para que promovam a paz e ajudem a cessar a Guerra. “Não abandonem a Ucrânia. Deixaram-na sozinha, e todos aqueles rapazes e os amigos deles que estão na mesma situação, que nunca seguraram uma arma, vão morrer por nada!”, implora.
Ele diz ainda que o irmão não deveria ser mantido ali apenas por ser maior de 18 anos. “Ele não é militar. Ele está logo ali. Se eu gritar, talvez ele possa me ouça”, conclui. Veja o vídeo:
@luis.sousa28 É impossível ficar indiferente ???????? make piece not war! #stopwar #ucrania #nato #guerra #ww3 ? som original - Luis Sousa
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.