Um marinheiro ucraniano admitiu ter tentado afundar um iate do chefe de uma empresa estatal russa de armas, em retaliação à invasão da Ucrânia pela Rússia.
O iate Lady Anastasia, de 48 metros, pertence ao diretor geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev. O barco estava ancorado em Maiorca, na Espanha, quando o marinheiro abriu as válvulas na sala de máquinas.
O homem, que também é mecânico, foi preso por oficiais da Guarda Civil no sábado e depois libertado sob fiança. Ele disse a um juiz que não se arrependia de nada e faria de novo.
O homem disse que tentou afundar o iate de Mikheev depois de assistir a notícias sobre a invasão da Ucrânia na televisão.
"Vi um vídeo de um ataque de helicóptero a um prédio em Kiev", disse ele à mídia local. "Eles estavam atacando inocentes."
No sábado, um prédio de apartamentos perto do aeroporto de Zhuliany, em Kiev, foi atingido por um míssil, deixando um buraco cobrindo pelo menos cinco andares.
Nem Mikheev nem Rosoboronexport comentaram o caso. A empresa exporta produtos de defesa russos, incluindo tanques, veículos de combate, aeronaves, navios, armas e munições.
Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.