O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu por uma entrada imediata do país governado por ele à União Europeia nessa segunda-feira (28/2). Pelo Twitter, por onde tem comentado sobre as medidas diplomáticas para receber apoio em meio à guerra, Zelensky falou que se reuniu com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
Segundo ele, os dois conversaram sobre o reforço às defesa da Ucrânia, assistência financeira e adesão do país ao bloco. “Este é o início de uma nova página na história de nossos estados... A Ucrânia deve se tornar parte da UE”, disse à imprensa internacional logo depois do encontro. Mais tarde ele adicionou que “A Ucrânia está combatendo o invasor com armas nas mãos, defendendo sua liberdade e seu futuro europeu”.
Para Zelensky o processo de adesão precisa de trâmites rápidos para que a entrada na zona do euro tenha efeitos imediatos. “O nosso objetivo é estar ao lado de todos os europeus e, mais importante, ser igual. Estou certo de que é justo. Estou certo de que o merecemos”, afirmou o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.
O pedido é uma reiteração do que o presidente ucraniano havia afirmado no sábado (26/2). “Está na hora de encerrar, de uma vez por todas, a longa discussão e decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia”, declarou logo depois de falar ao telefone com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
A entrada da Ucrânia no bloco foi o pivô das manifestações de 2014 que levaram a população às ruas por mais dois meses e culminaram com a deposição do então presidente Viktor Yanukovych.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.