Os Estados Unidos anunciaram neste domingo (27) o envio de quase 54 milhões de dólares em nova ajuda humanitária para a Ucrânia, enquanto o país enfrenta a invasão russa.
O secretário de Estado Antony Blinken disse que os Estados Unidos estão focados nas "necessidades humanitárias urgentes da Ucrânia como uma parte importante de nossa resposta ao ataque premeditado, não provocado e injustificado da Rússia".
A assistência, que será canalizada por meio de ONGs, inclui "alimentos, água potável, abrigo, atendimento médico de emergência, preparação para o inverno e proteção", acrescentou em comunicado.
De acordo com a agência de refugiados da ONU, a Acnur, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, mais de 368 mil pessoas fugiram para países vizinhos e mais de 160 mil estão deslocadas dentro da Ucrânia.
Blinken indicou que a nova assistência inclui ajuda para que organizações humanitárias mantenham o contato entre familiares que se viram forçados a se separar devido à guerra.
Além disso, ele elogiou os países que acolhem os ucranianos e disse que os Estados Unidos estão diplomaticamente comprometidos "a apoiar seus esforços para manter suas fronteiras abertas e ajudar aqueles que buscam proteção internacional".
A ajuda humanitária dos EUA à Ucrânia totaliza quase 405 milhões de dólares desde que a Rússia invadiu a ex-república soviética em 2014 e anexou a península da Crimeia, segundo a nota.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.