O Exército russo recebeu ordens para expandir a ofensiva contra a Ucrânia, alegando que Kiev rejeitou as negociações até o momento.
"Hoje, todas as unidades receberam a ordem de ampliar a ofensiva em todas as direções, de acordo com o plano de ataque", declarou o Ministério russo da Defesa, em um comunicado.
A atitude vem apesar do crescente protesto internacional em sentido contrário.
Mais cedo, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse que "desmantelou" o plano da Rússia, no terceiro dia da invasão contra seu país, em um vídeo no qual pediu aos russos para pressionarem Vladimir Putin a parar a guerra.
Também pediu à Alemanha e à Hungria que tenham o "valor" de apoiar uma moção para excluir a Rússia do sistema de transações financeiras internacionais SWIFT, um instrumento fundamental das finanças globais.
"Mantivemo-nos firmes e repelimos com sucesso os ataques dos inimigos. Os combates continuam em muitas cidades e regiões do país (...) mas é o nosso Exército que controla Kiev e as principais cidades ao redor da capital", disse Zelensky, em um vídeo publicado no Facebook.
"Os ocupantes queriam bloquear o centro do nosso Estado e colocar marionetes, como em Donetsk. Conseguimos desmantelar o plano deles", acrescentou Zelensky, afirmando que o Exército russo "não obteve vantagem alguma".
Com informações da Agência France-Presse.
Saiba Mais
- Mundo Volodymyr Zelensky agradece apoio do presidente turco
- Mundo Navio de guerra dos EUA cruza o estreito de Taiwan
- Mundo Universidades públicas reabrem no Afeganistão com poucas alunas
- Mundo Ucrânia marca reunião para discutir dependência do gás russo
- Mundo Como a guerra na Ucrânia tem causado rachas dentro da direita e da esquerda no Brasil
- Mundo Rússia invade Ucrânia: combates se intensificam em Kiev; acompanhe os últimos acontecimentos
- Mundo Kiev segue sob domínio da Ucrânia, apesar do avanço das tropas russas
- Mundo Ucrânia pede ajuda humanitária e envio de armas e combustíveis
- Mundo Regulador russo proíbe imprensa de usar palavra 'invasão' da Ucrânia
- Mundo Guerra na Ucrânia: Rússia bloqueia acesso a Twitter e ameaça Facebook
- Mundo Ministro sueco defende que União Europeia articule boicotes esportivos a Rússia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.