Conflito

Presidente da Ucrânia diz que vai fornecer armas a quem ajudar o país e pede paz

"Todos que queiram nos ajudar,venham. Nós vamos fornecer armas a vocês", disse em vídeo.

Correio Braziliense
postado em 26/02/2022 08:17 / atualizado em 26/02/2022 08:18
 (crédito: Facebook/Reprodução)
(crédito: Facebook/Reprodução)

 

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se pronunciou na manhã deste sábado (26/2), por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, para pedir apoio de todos e evidenciar o desejo de paz. "Todos que queiram nos ajudar, venham. Nós vamos fornecer armar a vocês", disse. 

Zelensky fez também um apelo ao povo russo. "Quero que os russos me ouçam. Há várias pessoas sem entender porque foram mandados a guerra para morrer. Falem para o seu governo que precisamos parar essa guerra. Nós estamos vendo várias que pessoas estão chocadas com a crueldade do governo russo. Eu sei que tem várias pessoas dignas na Rússia e que estão nos apoiando. Parem os que estão mentindo. Estão mentindo para o mundo inteiro. Queremos paz. Precisamos terminar com essa guerra. Queremos viver num mundo humano", disse.

"Vocês são heróis", disse ele se referindo a quem está apoiando o país.

O presidente disse também neste sábado que "desmantelou" o plano da Rússia, no terceiro dia da invasão contra seu país.

"Mantivemo-nos firmes e repelimos com sucesso os ataques dos inimigos. Os combates continuam em muitas cidades e regiões do país (...) mas é o nosso Exército que controla Kiev e as principais cidades ao redor da capital", disse Zelensky.

Neste vídeo, ele também pede à Alemanha e à Hungria que apoiem uma moção para excluir a Rússia do sistema de transações financeiras internacionais SWIFT.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação