As tentativas de conter a invasão Rússia pela via negocial não param. Agora, foi a vez da Hungria de tentar sediar uma reunião de paz.
Na noite desta sexta-feira (25/2), o ministro húngaro das Relações Exteriores, Peter Szijjarto, afirmou ter contatado o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, e também o diretor da Presidência ucraniana, Andriy Yermak, na tentativa de iniciar uma negociação entre os dois países.
"Propus [a Lavrov e Yermak] que as discussões se realizassem em Budapeste, um lugar seguro" para as duas delegações, disse Szijjarto num vídeo publicado nas redes sociais."
Ambos agradeceram a oferta e disseram que a considerariam", acrescentou o ministro. "Esperamos que um acordo para iniciar as negociações seja alcançado nas próximas horas ou dias", disse.
A Hungria é membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas sob o comando do primeiro-ministro Viktor Orban tem se aproximar da Rússia nos últimos anos.
Saiba Mais
- Mundo "Não podemos perder a capital", diz presidente ucraniano sobre ataque russo
- Mundo Presidente ucraniano agradece voto do Brasil em Conselho de Segurança da ONU
- Mundo Rússia ameaça Finlândia e Suécia; Ucrânia desiste de entrar na Otan
- Mundo Secretário-geral da ONU pede que soldados russos 'retornem aos quartéis'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.