Pelo menos 20 brasileiros embaracaram no trem que partiu nesta sexta-feira (25), às 17h (pelo horário de Brasília; 22h no horário local) de Kiev, capital da Ucrânia. O comboio partiu com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, rumo à fronteira com a Polônia. O país ucraniano tenta sobreviver à ofensiva russa iniciada na última quinta-feira (24/2).
A chamada "evacuação de emergência" foi organizada pela Embaixada do Brasil em Kiev e anunciada próximo das 15h desta sexta, nas redes sociais do núcleo diplomático. Chernivtsi, cidade no oeste do país, a 535 km da capital ucraniana, nas proximidades das fronteiras com a Romênia e a Moldávia, deverá ser a porta de entrada para o país vizinho, onde representantes do corpo diplomático brasileiro estão aptos a receber os refugiados.
Os brasileiros não pagaram passagem. A expectativa da retirada dos brasileiros já havia sido confirmada pelo secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, que ressaltou que não havia data para a operação ocorrer.
Saiba Mais
- Mundo Oferta de negociação da Rússia à Ucrânia 'não é real', diz porta-voz dos EUA
- Mundo Sanções impostas demonstram a 'impotência' ocidental, diz porta-voz russa
- Mundo US$ 1,3 bi: População russa corre aos caixas eletrônicos para sacarem dinheiro
- Mundo O setor financeiro, pilar da estratégia ocidental para isolar a Rússia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.