Diplomacia

Comissão de Relações Exteriores do Senado sobre invasão russa: "Extrema gravidade"

Presidente da comissão, senadora Kátia Abreu diz que Brasil deve atuar pelo fim da violência

Raphael Felice
postado em 24/02/2022 16:25 / atualizado em 24/02/2022 17:07
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal se posicionou contrária à invasão das tropas militares russas ao território ucraniano. O comunicado foi assinado pela presidente do colegiado, Kátia Abreu (PP-TO), nesta quinta-feira (24/2).

Segundo o texto, o início da guerra é “fato de extrema gravidade” e que viola princípios fundamentais da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e do direito internacional “por atentar contra a soberania e a integridade territorial de um país soberano e colocar em risco a vida de cidadãos inocentes”.

A nota destaca também que o Brasil deve atuar em consonância com as diretrizes constitucionais que regem a diplomacia brasileira. Membro do Conselho de Segurança da ONU, o papel do país é atuar pela “cessação imediata da violência e pela resolução pacífica do conflito”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação