Conflito

"Preocupação e tristeza", diz Barroso sobre ataque da Rússia à Ucrânia

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, teme número de mortes com o conflito

Luana Patriolino
postado em 24/02/2022 15:24 / atualizado em 24/02/2022 15:26
 (crédito: CARLOS MOURA/SCO/STF)
(crédito: CARLOS MOURA/SCO/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso se manifestou nesta quinta-feira (24/2) sobre o ataque da Rússia à Ucrânia, que deu início a uma guerra no Leste Europeu. Em entrevista, o magistrado disse que vê com tristeza o conflito entre os países e que teme pelo número de mortos que a guerra pode deixar.

“Eu vejo com grande preocupação e tristeza a deflagração de mais uma guerra. E mais ainda: uma guerra que envolve potências que têm arsenal nuclear. Isso não pode ser indiferente a ninguém. Quando eu penso em guerra, não penso apenas em geopolítica. Penso em vítimas, em civis, em pessoas inocentes que acabam ficando como vítimas desses processos históricos que são muito tristes”, disse, em entrevista ao UOL.

Após dias de escalada de tensão e ameaças, a Rússia de Vladimir Putin atacou a Ucrânia nas primeiras horas desta quinta-feira. A invasão provocou reações fortes do Ocidente. Até o momento, Barroso foi o único ministro do STF a se manifestar publicamente sobre o assunto.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação