O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, criticou uma proposta da Duma, o órgão legislativo da Rússia, que visa reconhecer Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, como repúblicas independentes. A resolução deve ser enviada ao presidente russo, Vladimir Putin, que precisa conceder aval ao texto.
Para Blinken, a medida seria contrária ao chamado acordo de Minsk, firmado em 2014 por autoridades russas e ucranianas para encerrar a guerra na região.
"A promulgação desta resolução prejudicaria ainda mais a soberania e a integridade territorial da Ucrânia e constituiria uma violação grosseira do direito internacional", disse ele, em comunicado.
O chefe da diplomacia norte-americana afirmou ainda que os planos lançariam dúvidas sobre o comprometimento de Moscou em alcançar uma "solução pacífica" e demandariam uma "rápida e firme resposta dos EUA em completa coordenação com nossos aliados e parceiros".
Saiba Mais
- Mundo Em Moscou, Bolsonaro presta homenagem a ex-soldados comunistas e tem reunião com Putin
- Mundo Esposa "presenteia" marido com ménage e depois decide trocá-lo por mulher
- Mundo Banhista morre após ataque de tubarão em praia da Austrália
- Mundo França expõe pela primeira vez o manuscrito de O Pequeno Príncipe
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.