A União Europeia divulgou comunicado, no qual critica uma votação na Assembleia Nacional da República Srpska a favor de uma lei para estabelecer um Alto Conselho Judicial e da Promotoria, o que segundo o bloco "representa uma violação inaceitável da ordem constitucional e legal da Bósnia e Herzegovina.
O Estado da Bósnia e Herzegovina é uma república federal, formada após a dissolução da Iugoslávia, e é composta por duas entidades políticas com autonomia, a República Srpska, ou República Sérvia, aliada da Rússia, e a Federação da Bósnia e Herzegovina.
Para a UE, caso a lei votada seja adotada, afetará de modo grave os direitos dos cidadãos da República Srpska. O bloco acredita que isso ainda "mina seriamente a perspectiva europeia da Bósnia e Herzegovina".
A UE pede que a liderança da República Srpska retome o diálogo para resolver divergências e diz que está disposta a usar "todos os instrumentos disponíveis" para que a crise atual no país seja superada e pela garantia de reformas para que o país possa avançar e fazer parte do bloco no futuro.
A UE diz que ainda as ações para "minar a unidade do país" estarão na agenda da próxima reunião do Conselho de Relações Exteriores da UE.
Saiba Mais
- Mundo Nobel de Medicina Luc Montagnier, que descobriu o vírus da aids, faleceu
- Mundo Mapas mostram disputas territoriais ativas nos países da América Latina
- Mundo Influencer dos EUA vai ao Tik Tok para convocar 'dia sem migrantes'
- Mundo Bélgica devolve pintura roubada na II Guerra a família judaico-alemã
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.