Manifestação

Influencer dos EUA vai ao Tik Tok para convocar 'dia sem migrantes'

Carlos Eduardo Espina chamou os seguidores para participarem de uma manifestação pró-reforma migratória no país e pede que as pessoas não trabalhem e nem gastem dinheiro neste dia

Agência France-Presse
postado em 10/02/2022 16:17 / atualizado em 10/02/2022 16:18
Espina é ativista pelos direitos dos migrantes nas redes sociais -  (crédito: @carlos_eduardo_espina/Instagran/Reprodução)
Espina é ativista pelos direitos dos migrantes nas redes sociais - (crédito: @carlos_eduardo_espina/Instagran/Reprodução)

Washington, Estados Unidos | O influencer Carlos Eduardo Espina convocou na rede social Tik Tok, onde tem mais de dois milhões e meio de seguidores, o protesto "Um dia sem migrantes" no qual convida as pessoas a não trabalharem para pedir uma reforma migratória.

"80.000 imigrantes se uniram ao grupo do Facebook para ajudar a organizar Um dia sem migrantes. Centenas de milhares se comprometeram a não trabalhar no Dia de São Valentim. Também estamos planejando manifestações em todo o país. Tudo isso em 10 dias...", afirma no Twitter Eduardo Espina, de 23 anos.

"Sem trabalho, sem escola, sem gastar, já é hora de uma reforma migratória!", afirma a convocação em inglês e espanhol lançada por este jovem, de pai uruguaio e mãe mexicana, que vive no Texas desde a infância.

A iniciativa contou com o apoio de congressistas como Alexandria Ocasio-Cortez, de origem porto-riquenha, e Ilhan Omar, ex-refugiada somali e muçulmana.

"Para criar uma mudança o primeiro passo é criar consciência. Sendo assim, meu povo continua lutando com tudo por uma reforma migratória. É possível", afirma no Tik Tok o influencer, que convocou manifestações em várias cidades americanas e promete ir ao protesto previsto para segunda-feira de manhã em frente à Casa Branca, em Washington.

O governo do presidente Joe Biden tentou impulsionar uma reforma migratória e propôs um caminho para a cidadania para 11 milhões de pessoas sem documentos em um país que está há 35 anos sem uma lei deste tipo, mas suas principais iniciativas estão estagnadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação