Na última semana, Vanesa Medina teve a imagem dela e do filho em diversos portais de notícias do mundo e grupos nas redes sociais após ser filmada por uma mãe que reprovava a roupa que a modelo vestia ao deixar a criança na escola, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Ela usava um macaquinho justo usado comumente para treinos de musculação. Os críticos chegaram a pedir, inclusive, a expulsão do menino de 4 anos do colégio.
Durante a repercussão do vídeo, Vanesa foi ajetivada de diferentes formas, muitas delas com base na misoginia. “Sem vergonha”, “desagradável”, “irresponsável” foram algumas das palavras usadas para criticar a mulher, que foi reduzida a um corpo nos diversos posts que discutiam o caso.
Mas houve também quem perguntava quem era aquela mulher, a quem apelidaram de "Mamá Fitness", ou "Mãe fitness" em português. Diferente do que os críticos acharam, Vanesa conta com uma história de vida de sucesso.
Ela é graduada em direito pela Universidade Tecnológica Privada de Santa Cruz (Utepsa), diploma que lhe proporcionou o início de uma carreira de sucesso de defesa. De acordo com a Uno TV, jornal local, ela é considerada “uma renomada advogada boliviana”, reconhecida pelo Ministério da Justiça da Bolívia.
No entanto, Vanesa também tem outra paixão: o exercício físico. Desde cedo, ela começou a cuidar da saúde do corpo e chegou a ser modelo de fisiculturismo. O sucesso fez com que ela decidisse investir na área e atualmente é dona de uma franquia de academias. Ela também já foi uma das mulheres que ostentaram o título de Miss Fitness Bolívia.
Nas redes sociais, ela é influenciadora no ramo, compartilha a rotina de atividades físicas, os treinos e dicas saudáveis. Após a repercussão do vídeo, ela ganhou mais seguidores e chegou a se tornar garota propaganda da marca de motos Vespa.
Ver essa foto no Instagram
Vanesa também já se posicionou politicamente no perfil do Facebook dela. Em 2021, publicou posts em que pedia a aprovação de um projeto de lei que alterava a pena máxima de 30 anos para condenados por feminicídio para prisão perpétua. Ela também já compartilhou posts em apoio ao fortalecimento do ensino superior público no país.
Mãe solteira, amiga e fiel a Deus: irmã defende Vanesa de ataques
Sarah Medina, irmã de Vanesa, saiu em defesa da irmã após as críticas feitas pelos pais do colégio do filho dela e da repercussão nas redes sociais. Ela diz que a mulher que fez a filmagem talvez não tenha filhos, já que “expressa tanto ódio e crueldade a uma mãe, uma mulher que cria o filho sem o pai”.
A mulher diz que Vanesa é mãe solteira e sempre priorizou o filho, além de adorar a “vida saudável e os esportes”. Sarah diz que a irmã é um exemplo para outras mulheres, inclusive para ela mesma por sempre querer ser alguém melhor e amar os filhos, a família e Deus.
Ver essa foto no Instagram
“Eu te amo e te admiro, sabe. Você é uma mulher tremenda. É realmente admirável ver você nunca deixar seu filho sozinho, pois nossos pais nos ensinaram amor pelos filhos, família e Deus”, disse. “Você motiva muitas pessoas a se amarem, a buscar a melhor versão de nós. Ser mães nos motiva a nunca esquecer nossos filhos e o mais importante, se estivermos felizes nossos filhos também serão”, declarou Sarah à irmã.
Após todo o caso, Vanesa veio às redes sociais e falou sobre o ocorrido. “Obrigada a todos pelo apoio e demonstração de carinho, me defendendo nas redes sociais pelo vídeo que se tornou viral contra mim, onde essa mãe quis me denegrir, expondo o meu filho de 4 anos sem saber que isso é crime”, disse.
“Sou uma mãe fitness que trabalha e cuida do meu filho com todo o amor do mundo e não faço nada de mal a ninguém. Quem me conhece sabe que tenho um coração cheio de amor e valores. Obrigada por me darem tanto apoio! Estou feliz por saber que na Bolívia há muita gente com um coração divino”, agradeceu.
Saiba Mais
- Mundo Equador vai vacinar crianças a partir dos três anos contra a covid-19
- Mundo Casa Branca reporta queda de 44% nos casos de covid na semana, mas alta em mortes
- Mundo Homem decapita esposa de 17 anos e exibe a cabeça da mulher nas ruas
- Mundo Estado de Nova York suspende obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.