Conversa

Macron informa Biden sobre reuniões com presidentes de Rússia e Ucrânia

O presidente americano, Joe Biden, foi informado por Emmanuel Macron, sobre os contatos que fez com os líderes de Rússia e Ucrânia

Agence France-Pressee
postado em 09/02/2022 19:18 / atualizado em 09/02/2022 19:19
 (crédito:  LUDOVIC MARIN)
(crédito: LUDOVIC MARIN)

O presidente americano, Joe Biden, foi informado nesta quarta-feira (9) por seu colega francês, Emmanuel Macron, sobre os contatos que fez com os líderes de Rússia e Ucrânia, informou a Casa Branca.

"Falaram sobre as reuniões recentes do presidente Macron", destacou a sede do Executivo americano em um comunicado.

"Também abordaram as gestões diplomáticas em curso e os esforços de dissuasão empreendidos em estreita colaboração com nossos aliados e parceiros em resposta à contínua concentração militar da Rússia na fronteira com a Ucrânia", acrescentou.

Macron se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, e o colega ucraniano, Volodimir Zelensky, esta semana, numa tentativa de encontrar um caminho diplomático para a crise que eclodiu após o envio de uma grande força militar russa para a fronteira com a Ucrânia.

Mesmo assim, Moscou exige que a vizinha nunca seja permitida a integrar a aliança ocidental da Otan.

Autoridades francesas e russas fizeram declarações cautelosamente otimistas desde então, embora o Kremlin tenha enviado sinais contraditórios e continue seu grande acúmulo de forças nas fronteiras marítimas e terrestres com a Ucrânia.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, que esteve na Casa Branca na segunda-feira, deve visitar a Ucrânia e a Rússia na próxima semana.

A Casa Branca disse repetidamente que está trabalhando para manter uma frente unificada com os aliados europeus.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação