Kiev, Ucrânia | O presidente ucraniano Volodimir Zelenski disse nesta terça-feira (8) que aguarda a próxima realização de uma cúpula sobre a crise de Ucrânia com os líderes russo, francês e alemão.
"Esperamos ter muito em breve as negociações dos líderes (dos países) do formato de Normandia", formada por Ucrânia, Rússia, França e Alemanha, para o processo de paz no leste da Ucrânia, declarou Zelenski em entrevista coletiva em Kiev com seu homólogo francês, Emmanuel Macron.
O leste da Ucrânia é palco desde 2014 de confrontos entre separatistas pró-Rússia e forças ucranianas.
Macron esteve em Moscou na segunda-feira, onde conversou com o presidente Vladimir Putin. Depois de Kiev, viajou para Berlin para se reunir com o chanceler alemão Olaf Scholz.
Os ocidentais temem uma invasão da Ucrânia, porque dezenas de milhares de soldados russos estão mobilizados na fronteira ucraniana há semanas.
Diante de uma das piores crises entre russos e ocidentais desde a Guerra Fria, os europeus intensificaram os contatos diplomáticos nos últimos dias.
Saiba Mais
- Mundo Papa emérito Bento XVI pede perdão por abusos e erros do clero
- Mundo Os ursos polares que 'tomaram' estação abandonada no Ártico
- Mundo 'O Golpista do Tinder': quem é Simon Leviev, acusado de roubar mulheres que conheceu pelo app
- Mundo Vitor, Melquíades e Gelásio: quem foram os únicos papas africanos da Igreja
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.