Meio ambiente

Virulento incêndio arrasa parque nacional do Quênia

O parque abriga uma variedade grande de animais como leopardos, elefantes e rinocerontes

Agência France-Presse
postado em 07/02/2022 09:23
 (crédito: Yasuyoshi CHIBA / AFP)
(crédito: Yasuyoshi CHIBA / AFP)

Nairóbi, Quênia - Guardas florestais e voluntários lutam contra chamas e os fortes ventos para controlar um incêndio que varre o Parque Nacional de Aberdare, no centro do Quênia.

O incêndio começou na noite de sábado (5/2) e "se desloca muito rapidamente", relatou um funcionário do Serviço de Vida Selvagem do Quênia (KWS, na sigla em inglês), a agência estatal que administra os parques nacionais.

O fogo devora "o pasto. Está se espalhando e tem muito vento", disse este funcionário, que pediu para não ser identificado por não estar autorizado a falar com a imprensa.

"Mobilizamos a comunidade e nosso pessoal na região e hoje (domingo) eles fizeram o que podiam (...) Mas ficaram sobrecarregados", completou.

O parque ficou famoso em 1952 porque Elizabeth II, então princesa britânica que visitava o Quênia, soube que seu pai, rei George VI, havia morrido. Ela estava hospedada no Hotel Treetops, construído em uma árvore na selva de Aberdare.

A Rhino Ark, uma ONG queniana de proteção à natureza, informou no Twitter que mobilizou helicópteros para avaliar a extensão do incêndio.

Localizado a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital, Nairóbi, o parque tem cachoeiras espetaculares, exuberantes florestas de bambu e uma grande variedade de animais selvagens, como leopardos, elefantes e rinocerontes-negros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação