Uma onda incomum de frio afeta Nova Délhi nos últimos dias e provocou a morte de vários moradores de rua na metrópole indiana, de 20 milhões de habitantes.
A capital indiana está acostumada com as mudanças meteorológicos extremas, com temperaturas que em alguns momentos superam 35ºC ou 40ºC, chuvas fortes ou picos de poluição no outono.
Apesar das mudanças repentinas, muitos consideram o vento gelado e as chuvas de janeiro como um teste severo.
Na terça-feira, Nova Délhi registrou o dia de janeiro mais frio desde 2013, com uma temperatura máxima de 12,1ºC, ou seja, 10 graus a menos que os termômetros costumam marcar nesta época do ano. As mínimas se aproximaram de 0ºC e durante muitos dias permaneceram abaixo de 10ºC.
Ao menos 176 pessoas morreram vítimas do frio desde o início do ano na cidade, afirmou Sunil Kumar Aledia, que trabalha para uma das principais organizações de ajuda aos sem-teto na capital.
"Os últimos três dias foram muito frios, especialmente na semana passada, e não fez muito sol. Estamos preocupados porque é difícil se aquecer", disse Mukesh, um homem de 30 anos que mora nas ruas e falou com a AFP em um abrigo emergência.
Nas ruas de Nova Délhi, muitas pessoas sem casa se reúnem à noite e acendem fogueiras, às vezes na calçada, para tentar se aquecer.
De acordo com o censo mais recente, de 2011, quase 47.000 habitantes de Nova Délhi não tinham residência, um número que as organizações humanitárias consideram muito subestimado. Os abrigos da cidade têm apenas 9.300 camas.
Saiba Mais
- Mundo A difícil batalha da Índia para conter hábito de cuspir em publico em meio à pandemia de covid-19
- Mundo Estátua de Cristiano Ronaldo causa revolta na Índia
- Mundo Morre o último soldado a ajudar Dalai Lama a fugir do Tibete em 1959
- Mundo Tumulto em santuário na Índia deixa 12 pessoas mortas e 13 feridos
- Mundo Índia começa a vacinar jovens de 15 a 18 anos
- Mundo Índia suspende comícios eleitorais por aumento de casos da ômicron
- Mundo Os países onde dar gorjeta é ofensa
- Mundo Festival hindu Gangasagar Mela pode 'superpropagar' a covid-19
- Mundo A desconhecida riqueza de fósseis de dinossauro na Índia
- Mundo Avião da Segunda Guerra Mundial é encontrado na Índia 77 anos depois
- Mundo Justiça indiana absolve atriz de 'obscenidade' 15 anos após beijo de Richard Gere
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.