As autoridades de Zhuhai, cidade do sul da China na fronteira com Macau, suspenderam as linhas de ônibus e pediram aos moradores que não deixem a localidade, após a detecção de sete casos da contagiosa variante ômicron.
As autoridades desta cidade costeira anunciaram, na sexta-feira à noite (14/01), que detectaram uma pessoa com sintomas leves de covid-19, e outras seis assintomáticas, durante uma triagem em massa na população. A medida foi adotada depois do surgimento de um caso de coronavírus em um município vizinho.
A poucas semanas dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, a China se encontra em alerta, devido a uma série de focos de coronavírus - alguns deles ligados à ômicron.
Milhões de moradores de várias cidades foram confinados em suas casas, vários voos domésticos foram cancelados, e algumas fábricas fecharam.
As autoridades de Zhuhai pediram aos seus 2,4 milhões de habitantes que não deixem a cidade, "a menos que seja necessário". Aqueles que precisarem se deslocar, deverão apresentar um teste negativo para covid-19 feito nas últimas 24 horas.
Também foi decretada a suspensão das linhas de ônibus em alguns pontos da cidade. E, desde quinta-feira (13/01), salões de beleza, academias e cinemas estão fechados.
A taxa de infecção na China é muito baixa, em comparação com a maioria dos países do mundo, mas suas autoridades seguem uma estratégia para erradicar o vírus, com medidas estritas e precoces diante do menor surto de coronavírus.
Nas últimas 24 horas, foram detectados 104 novos casos locais de contágio na China.
Saiba Mais
- Brasil Pacientes internados com covid-19 mais que dobram na rede particular
- Ciência e Saúde Ômicron é o fim da pandemia ou levará hospitais ao colapso? as dúvidas sobre a variante
- Cidades DF Covid-19: População enfrenta problemas para realizar testes no DF
- Economia Ômicron impulsiona venda de máscaras
- Brasil Brasil registra mais de 110 mil casos de covid nesta sexta-feira (14/1)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.