Pesquisa

'Zootopia' da vida real? Estudo mostra que peixes dourados podem dirigir

Grupo de pesquisa da Universidade Ben-Gurion, de Israel, mostra que peixes dourados conseguem aprender a dirigir

Helena Dornelas*
postado em 13/01/2022 15:14 / atualizado em 13/01/2022 15:15
O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar -  (crédito: Reprodução/LiveScience/YouTube)
O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar - (crédito: Reprodução/LiveScience/YouTube)

Em um novo experimento, publicado na revista científica Behavioural Brain Research, um peixinho dourado apareceu dirigindo uma espécie de carro motorizado cheio de água.

O estudo foi feito pela Universidade Ben-Gurion, em Israel, e tinha como premissa entender a capacidade de peixes dourados de dirigir sob estímulos.

O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar. Por exemplo, quando o animal vai para a esquerda do tanque o carro vai para a esquerda também.

Os cientistas colocaram um alvo rosa na direção que o peixe deveria ir, com o objetivo de estimular o animal a seguir por aquela direção.

Durante a pesquisa foram usados seis peixes dourados. De acordo com os resultados divulgados, no início do estudo os peixes seguiam caminhos aleatórios e confusos, mas com o passar do tempo, os movimentos se tornaram mais calmos e direcionados.

No futuro, os estudiosos pretendem descobrir se os peixes conseguem ‘dirigir’ por rotas mais longas e menos planejadas.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação