Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin afirmou nesta segunda-feira, 10, que o titular da pasta, Wang Yi, conversou por telefone com o chanceler do Casaquistão, Mukhtar Tileuberdi. Na conversa, a autoridade chinesa disse que o país era um aliado estratégico de Pequim e que a China apoia "os esforços para manter a estabilidade e acabar com a violência".
Durante entrevista coletiva transcrita no site do ministério, o porta-voz criticou "forças externas" que causariam turbulências no Casaquistão.
A China continua a apoiar a "liderança forte" do presidente Kassym-Jomart Tokayev para levar "paz e estabilidade" ao país, que enfrenta uma onda de protestos recentes. No domingo, autoridades casaques disseram que a ordem havia sido restaurada.
Saiba Mais
- Mundo Desfiles, shows e concurso de sobremesas para os 70 anos de reinado de Elizabeth II
- Mundo Venezuela: a simbólica vitória da oposição no estado natal de Chávez
- Mundo 'Como passei de viciado em heroína a guarda da rainha Elizabeth 2ª'
- Mundo Líder deposta de Myanmar é condenada a mais quatro anos de prisão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.