MEIO AMBIENTE

Companhia aérea realiza o primeiro voo com combustível 100% renovável

Segundo a United Airlines, o trajeto de quase 1.000km de Chicago e Washington foi feito em situação normal de operação

A companhia aérea americana United Airlines foi a primeira a realizar um voo com passageiros com combustível 100% renovável, o SAF (sustainable aviation fuel), com o Boeing 737 Max 8.

Segundo a companhia, o trajeto de quase 1.000km de Chicago e Washington ocorreu em situação normal de operação. O avião foi abastecido com SAF em somente um motor e o outro recebeu querosene de aviação, o objetivo era conferir o melhor o nível de emissão de cada propulsor.

Os resultados chegaram à conclusão que o motor com SAF emitiu 75% menos dióxido de carbono quando comparado ao motor abastecido com querosene.

"O voo de hoje com SAF não é apenas um marco significativo para os esforços de descarbonização de nossa indústria, mas quando combinado com o aumento nos compromissos de produção e compra de combustíveis alternativos, estamos demonstrando a forma escalável e impactante de como as empresas podem se unir e desempenhar um papel melhor nesse mercado", disse Scott Kirby, CEO da United Airlines.

Reprodução - United Airlines

A United é líder mundial no uso e suporte para o desenvolvimento de SAF e no voo experimental usou 500 galões, cerca de 1.892,7 litros de SAF em um motor e a mesma quantidade de combustível de jato convencional no outro motor.

Atualmente, as companhias aéreas já podem usar um máximo de 50% de SAF a bordo. Para o experimento, a United precisou de autorização da FAA, órgão regulador da aviação nos EUA.

Para o voo, a United operou em parceria com a Boeing, CFM International e a Virent o primeiro e único produtor comercial de SAF da América do Norte. "A tecnologia proprietária da Virent demonstra que o SAF pode ser 100% renovável e 100% compatível com nossa atual frota e infraestrutura de aviação. Estamos orgulhosos de desempenhar um papel neste avanço em direção aos combustíveis de aviação sustentáveis", disse Dave Kettner, presidente e conselheiro geral da Virent

"A Boeing tem o orgulho de apoiar a United neste evento histórico enquanto trabalhamos juntos para tornar a aviação mais sustentável", emendou Ihssane Mounir, vice-presidente sênior de vendas e marketing da The Boeing Company.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Saiba Mais