Nos últimos dias, o nome de Gabriel Boric apareceu várias vezes entre os assuntos mais comentados do Twitter Brasil e em tweets virais. Eleito presidente do Chile no último domingo (19/12), os comentários sobre o chileno não estão vindo apenas de perfis jornalísticos ou de analistas políticos. O presidente eleito caiu no gosto dos jovens brasileiros, principalmente pelos gostos e opiniões.
Boric será o primeiro presidente millenium da América Latina, e muita gente está se identificando com ele e torcendo por um maior espaço para políticos mais jovens no Brasil e no resto do mundo.
Além da carreira política, outras características do esquerdista chamou atenção nas redes sociais. Uma delas é por Boric ser um grande fã de música. Na adolescente, ele teve até mesmo uma banda de rock, com influências em Nirvana e Metallica.
Jajaja. Tiempos aquellos! Pero el rock sigue presente https://t.co/9I0ybPQGY7
— Gabriel Boric Font (@gabrielboric) July 16, 2021
Música é um tema frequente nas entrevistas do chileno, que planeja um maior investimento na área cultural do país. Ele fez várias participações em programas voltados para o público jovem, onde falou sobre bandas e álbuns de rock que mais escuta. Após a eleição, ele foi parabenizado por ícones do gênero, como Tom Morello, ex-integrante do Audioslave, e Roger Waters, fundador do Pink Floyd.
Heartfelt message to all my brothers and sisters in #Chile with huge thanks from the rest of us.
Love
R. pic.twitter.com/Ob9f7M9EXf— Roger Waters (@rogerwaters) December 20, 2021
Fã de carteirinha de Taylor Swift
Agora mais velho, Gabriel também tornou-se um grande admirador de uma das maiores cantoras da música pop, a norte-americana Taylor Swift. O futuro presidente já tirou fotos com imagens da cantora e vestindo o mesmo cardigã customizado que Taylor usou no videoclipe da faixa Cardigan.
Mas um dos vídeos que mais viralizou nos últimos dias é uma gravação de Gabriel sendo parado por jovens chilenas que o questionam: “Você é ou não swiftie (fã da Taylor Swift)?”. Como resposta, Gabriel mostrou uma foto da cantora que leva dentro da carteira. O vídeo com esse momento já supera 750 mil visualizações apenas no Twitter.
SOCORRO! O novo presidente do Chile, Gabriel Boric, carrega uma foto da Taylor Swift no bolso do seu terno. O king é abertamente fã da loirinha pic.twitter.com/vdxtetI9X7
— PopZone (@PopZonebr) December 20, 2021
então quer dizer q o novo presidente do chile é
— Marcia Effect (@trostes) December 21, 2021
- kpopeiro
- switfter
- jogador de magic
(contando)
Em outras imagens que viralizaram na internet, Gabriel Boric também agradou os fãs de música coreana. Ele mostrou fotos de idols como Jeongyeon, do girlgroup Twice, e Chan e Han, do Stray Kids.
Gabriel Boric, the youngest newly elected President of Chile, is seen taking a photo with Han, Chan and Jeongyeon's photocard.
— Aisyain23 (@aisyain23) December 20, 2021
Wow, here's a new public figure stay really cool@Stray_Kids #StrayKids #
©hwangsamericano pic.twitter.com/t7UGLMnnyK
Outros internautas se identificaram com o chileno por ele ser fã de jogos online, por ter um projeto para a profissionalização e fortalecimento do futebol feminino e até descobriram que Gabriel será o primeiro presidente da América Latina com tatuagens aparentes.
novo presidente do chile de bonezinho do misfits jogando bafo passando na sua tl pic.twitter.com/b5zIb2FxwV
— Henry (@Henry815) December 20, 2021
Minha leitura da manhã foi descobrir que Boric, 35 anos, é o primeiro presidente do Chile millenial, fã de Taylor Swift e que tem tatuagens visíveis. Quando o fascismo cai a gente pode se preocupar com o que realmente importa, esse é meu sonho pra 2023.
— Bia Cardoso (@srtabia) December 20, 2021
Gabriel é torcedor fanático do Universidad Católica e tem um projeto para a profissionalização e fortalecimento do futebol feminino.
Ah! Gabriel Boric também foi eleito presidente do Chile no último domingo pic.twitter.com/vYGG4zxEmW— TavernaTricolor (@tavernatricolor) December 21, 2021
Mas o que isso quer dizer?
O grande número de tweets virais ou comentários elogiando o novo presidente do Chile revelam um fato importante sobre o cenário político atual: mais do que nunca, os jovens esperam se enxergar nos postulantes a cargos públicos.
Gabriel é ex-líder de movimento estudantil e filiado ao partido de esquerda Convergência Social. Teve a maior votação da história do Chile, com 4,6 milhões de votos e 55.8% do total. O novo presidente venceu ocandidato da extrema direita, José Antonio Kast.
O futuro presidente se define como ambientalista, feminista e regionalista. Entre os principais pontos de campanha está a diminuição das horas de trabalho, aumento do salário minimo e defesa dos direitos dos LGBTQIA+ e das mulheres.
Vale lembrar que Gabriel Boric saiu atrás na disputa pela presidência. No primeiro turno, José Antonio Kast teve 27,9% dos votos, contra 25,8% do esquerdista. O apoio da juventude foi um dos principais responsáveis pela virada no pleito — que contou com o maior número de eleitores da história do Chile, onde o voto não é obrigatório.
Entre um turno e outro houve aumento de 1,2 milhão de votos, com crescimento principalmente entre os mais jovens — 53% participaram na primeira etapa do pleito, contra 63% na segunda.
A plataforma Decide Chile analisou os dados eleitorais divulgados pelo Serviço Eleitoral do Chile (Servel) e identificou que foram as mulheres jovens que garantiram a vitória de Gabriel no país.
68% das mulheres com menos de 30 anos votaram em Boric, contra 32% com Kast. Entre homens da mesma idade a diferença foi de 64% contra 36% para o esquerdista. O ultradireitista venceu entre os maiores de 70 anos.
Em outubro de 2019, foram os jovens que deram início a uma das maiores séries de protestos da história recente do Chile. Iniciado como um protesto de estudantes de ensino médio contra o valor dos bilhetes do metrô, o movimento acabou iniciando uma forte onda contrária ao presidente conservador do Chile na época, o Sebastián Piñera.
O Brasil ainda não tem um candidato jovem
Até o momento, tudo indica que não teremos um nome jovem entre os candidatos ao Palácio do Planalto. O líder das pesquisas para o pleito de 2022, o ex-presidente Lula é o pré-candidato mais velho, com 76 anos. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tem 66 anos.
O mais jovem entre os pré-candidatos é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que tem 45 anos. Ciro Gomes (PDT) tem 64; Sérgio Moro (Podemos), 49; Simone Tebet (MDB), 51 e João Dória (PSDB) tem 64.
Assim como no Chile, a idade mínima para se candidatar ao cargo de Presidente da República é 35 anos.
Saiba Mais
- Mundo Putin culpa Ocidente por tensões na Europa e exige garantias de segurança
- Mundo Macron e Putin conversam sobre relações entre Otan e Rússia
- Mundo Biden descarta situação como em 2020 e diz que EUA estão preparados contra covid
- Mundo Indígenas e governo alcançam acordo para resolver violento conflito na Guatemala
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.