A Turquia enviará 15 milhões de doses de vacinas contra anticovid para a África, anunciou o presidente, Recep Tayyip Erdogan, no sábado (18) em uma grande cúpula de líderes do continente, acrescentando que as baixas taxas de vacinação naquele continente são uma "vergonha para a humanidade".
Ancara tem investido no desenvolvimento de relações comerciais e diplomáticas com o continente mais pobre do mundo durante todo o mandato de Erdogan como primeiro-ministro e como presidente.
Dirigindo-se a dezenas de líderes e ministros presentes, Erdogan afirmou que a Turquia enviará 15 milhões de doses da vacina anticovid-19 para a África, onde os casos estão aumentando rapidamente e as taxas de vacinação são baixas.
"Estamos cientes da injustiça global no acesso à vacina contra a covid-19 e do tratamento injusto que a África recebe", disse Erdogan. "É uma vergonha para a humanidade que apenas 6% da população africana tenha sido vacinada".
A Turquia está desenvolvendo sua própria vacina, conhecida como Turkovac, que está em processo de aprovação para uso emergencial. Após a autorização, será compartilhado com a África, disse Erdogan.
Não ficou claro, em suas declarações, se o país enviará primeiro algumas doses das vacinas aprovadas internacionalmente que administra atualmente, incluindo a desenvolvida pela Pfizer-BioNTech.
O número de novas infecções na África aumentou 57% na última semana, de acordo com cálculos da AFP - baseados em números oficiais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.