O Conselho do Distrito de Columbia votou na terça-feira (7) em favor de renomear como "Jamal Khashoggi Way" a rua de Washington situada em frente à embaixada da Arábia Saudita, em homenagem ao jornalista assassinado por agentes ligados ao governo da monarquia árabe.
A votação foi unânime para mudar o nome deste trecho de 213 metros da avenida New Hampshireemhomenagem a Khashoggi,jornalista que trabalhava para o jornal americano The Washington Post quando foi assassinado na Turquia.
"Ao designar a rua que está em frente à embaixada real da Arábia Saudita com o nome de Jamal Khashoggi, o distrito está criando um memorial em sua homenagem, que não pode ser escondido nem reprimido", diz um informe do conselho.
Khashoggieracrítico da monarquia sauditaefoi assassinado no interior do consulado da Arábia Saudita em Istambul,em 2 de outubro de 2018. Os assassinos eram homens com vínculos estreitos com o palácio do príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, acusado pela inteligência ocidental de ser o mandante do crime.
Espera-se que a prefeita de Washington, MurielBowser, assine a lei que modifica o nome da rua e que não encontre objeções no Congresso, que é responsável por revisar toda a legislação de Washington.
Em 2018, Washington batizou uma rua nos arredores da embaixada russa em homenagem a BorisNemtsov, um proeminente crítico de Vladimir Putin assassinado em Moscou em 2015.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Anitta e BTS foram os artistas mais comentados no Twitter Brasil em 2021
- Mundo Putin fala de 'primeiro passo para o genocídio' no leste da Ucrânia
- Cidades DF Após estrangular idosa, suspeito embarcou em ônibus no Guará; veja vídeo
- Mundo Decisão contra rejeição britânica de extraditar Assange será anunciada na sexta-feira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.