As fortes chuvas que atingem o Vale do Jequitinhonha e o sul da Bahia fizeram o Rio Jucuruçu transbordar e deixar mais de 150 famílias desalojadas em Palmópolis, município mineiro com menos de 7 mil habitantes que faz limite com Jucuruçu, na Bahia. A situação é tão preocupante que a prefeitura anunciou nesta quinta-feira (9/12) que decretou estado de calamidade pública.
O número de famílias desalojadas pode ser muito maior que as 150 estimadas pela administração local. A secretária municipal de Administração de Palmópolis, Geisa Silva, disse que há pelo menos 2 mil habitantes no distrito de Dois de Abril e no povoado de Jeribá. As duas localidades estão isoladas da sede e incomunicáveis.
“Lá caíram postes de iluminação, com fios elétricos e cabos de internet. As estradas de acesso às comunidades estão interditadas. Os moradores estão sem telefonia e sem água tratada”, explicou Geisa. O prefeito Marcelo Fernandes (Democratas) decretou o estado de calamidade ainda ontem (8/12), no fim da tarde.
A secretária disse que não tem mais nenhuma informação sobre a população de Dois de Abril e Jeribá, e ressalta que a situação é preocupante porque muitas famílias podem estar com as casas submersas pelo Rio Jucuruçu. “Tivemos a informação de que a Cemig enviaria um helicóptero para chegar a essas comunidades, mas estamos aguardando confirmação”, disse.
Sem recursos para atender os desalojados, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmópolis iniciou uma campanha nas redes sociais pedindo ajuda dos mineiros de todas as cidades de Minas. Mantimentos e roupas podem ser doados para as pessoas que tiveram as casas tomadas pela água. O telefone para doações é (33) 3744.9575.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.