O presidente russo Vladimir Putin criticou nesta sexta-feira (3) o uso por parte do exército ucraniano de drones militares fornecidos pela Turquia, em uma conversa telefônica com seu homólogo turco Recep Tayyip Erdogan.
Segundo Putin, o uso por parte das forças de Kiev de drones armados turcos do tipo Bayraktar, que foram usados contra os separatistas pró-Rússia em outubro, é uma "provocação".
O presidente russo criticou a "política destrutiva" de Kiev destinada a "prejudicar os acordos de Minsk" assinados em 2015 e destinados encerrar o conflito no leste separatista da Ucrânia, mas cujo componente político nunca foi aplicado.
Putin também destacou, durante a conversa telefônica, a "necessidade de que Kiev abandone todas as tentativas de atividades bélicas" no leste da Ucrânia, segundo um comunicado do Kremlin.
As declarações ocorrem em um momento de tensão máxima entre Rússia e Ucrânia, com acusações contra Moscou de concentrar tropas na fronteira para preparar uma possível ofensiva.
Saiba Mais
- Mundo Diplomatas europeus expressam 'decepção e preocupação' em negociações com o Irã
- Economia Auxílio Gás: benefício cobrirá metade do preço médio do botijão de gás
- Roche Medicina Personalizada e o Futuro dos Cuidados com a saúde
- Mundo Reino Unido alerta que Ômicron pode causar maior onda de infecções
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.