Kamala Harris alcançou outra marca histórica como política nos Estados Unidos. Além de ser a primeira mulher e primeira negra vice-presidente da nação norte-americana, ela foi a primeira figura feminina a ter poderes presidenciais no país. Ela assumiu a cadeira do presidente Joe Biden enquanto ele esteve sob anestesia, procedimento necessário para o exame de colonoscopia que ele fez na manhã desta sexta-feira (19/11).
De acordo com um comunicado emitido pela secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, Harris foi a presidente dos Estados Unidos das 10h10 às 11h35 (horários dos EUA) e "trabalhou no escritório dela durante este período". Quando Biden voltou à lucidez, após 1 hora e 25 minutos, o poder voltou para ele.
A Casa Branca também relembrou que a transferência temporária de poder não era sem precedentes e lembrou que a mesma situação ocorreu no governo Bush. "Como foi o caso quando o presidente George W Bush seguiu o mesmo procedimento em 2002 e 2007", disse o comunicado.
O exame médico de Biden faz parte de procedimentos de rotina para avaliar a saúde do presidente de 78 anos, o mais velho a assumir a presidência na história dos EUA.