Moscou, Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, descreveu, nesta segunda-feira (15/11), como "provocação" as manobras militares realizadas pelos Estados Unidos e pela Otan no Mar Negro, durante uma conversa por telefone com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, informou o Kremlin.
Durante o diálogo, Putin se referiu ao "caráter provocativo das manobras em grande escala realizadas pelos Estados Unidos e alguns de seus aliados no Mar Negro, que reforçam as tensões entre a Rússia e a Otan", disse o Kremlin em um comunicado .
O presidente russo parecia estar se referindo à participação de vários navios militares dos EUA em manobras no Mar Negro que Moscou disse na semana passada estar "monitorando" e que Putin chamou de "sério desafio".
As declarações foram feitas em um contexto de crescente tensão pelo conflito na Ucrânia, um país banhado pelo Mar Negro.
A situação nesta região é bastante complicada desde que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014. Há mais de sete anos, a Ucrânia está em conflito com separatistas pró-russos no leste de seu território.
Os Estados Unidos e a União Europeia expressaram preocupação com o recente envio de tropas russas para a fronteira com a Ucrânia.
Em sua conversa telefônica com Putin nesta segunda, Macron expressou sua "disposição de defender a integridade territorial da Ucrânia", segundo a presidência francesa.