Oslo, Noruega — A polícia norueguesa informou nesta terça-feira (9) que matou um homem armado com uma faca em Oslo que tentou esfaquear várias pessoas antes de atacar uma patrulha que veio prendê-lo.
Um policial ficou ferido quando tentava prendê-lo em uma rua do bairro de Bislett, na capital norueguesa, confirmou a polícia, que disse não acreditar que tenha sido uma tentativa de atentado.
"Não descartamos qualquer motivação, mas, neste momento, não há informações que indiquem um ataque terrorista", declarou o inspetor Egil Jørgen Brekke, em entrevista coletiva.
Os investigadores confirmaram o que foi relatado mais cedo pelo jornal norueguês Verdens Gang, de que se trata de um cidadão russo na casa dos 30 anos condenado em dezembro de 2020 a tratamento psiquiátrico após um ataque com faca um ano antes, também em Oslo.
Vídeos de testemunhas postados nas redes sociais mostram o suspeito sem camisa e armado com um facão. Ele é atingido pelo menos duas vezes por um carro da polícia.
Depois de ser lançado contra uma parede, o homem corre em direção ao veículo policial, consegue abrir a porta e entra.
"A polícia tentou atropelá-lo, enquanto ele tentava esfaquear alguém. Ele então começou a atacar ativamente a polícia com uma faca (...) e houve tiros", relatou o chefe da operação, Tore Solberg, em um coletiva de imprensa improvisada, transmitida pela televisão pública NRK.
Levado para o hospital, o agressor não resistiu aos ferimentos.